Qualificação das PME

Ficha de Projeto

Projeto n.º 25369
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos à SI Qualificação das PME

Designação do projeto: Qualificação das PME
Código do projeto: POCI-02-0853-FEDER-025369
Objetivo principal: Reforçar a competitividade das PME
Região de intervenção: Norte
Entidade beneficiária: DOMINGOS DE SOUSA & FILHOS, S.A.

Data de aprovação: 2017-06-12
Data de início: 2017-03-01
Data de conclusão: 2019-08-31
Custo total elegível: 423.104,00 EUR
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER 190.396,80 EUR

 

Síntese do projeto:

Com este projeto a empresa decidiu investir na implementação de novos métodos de gestão e organização do trabalho com recurso a ferramentas TIC Inovadoras (Entreprise Resource Planning – ERP; implementação de um módulo de gestão de vendas – CRM; implementação de módulo de SW para apoio à tomada de decisões de topo: Business Intelligence – BI), que irão permitir a desmaterialização dos processos internos, com reflexos evidentes na atividade comercial da empresa e, por inerência, na flexibilidade e capacidade de resposta aos mercados onde a DS está presente, maioritariamente internacionais, aumentando o volume de negócios da mesma.

Será, portanto, possível explorar novas formas de inovação com ênfase na inovação social, na criatividade e fomento das indústrias criativas (um hub regional onde a empresa se encontra instalada), através da aposta em novos modelos de negócio na indústria, fazendo uso do potencial inovador, criativo e produtivo para a promoção da competitividade da empresa e desenvolvimento regional.

Após efetuar o levantamento dos requisitos para a contratação do software (ERP, BI, CRM), a DS acordou com a DATATEX AG, empresa reconhecida internacionalmente, o fornecimento e implementação de um conjunto de softwares desenvolvidos especificamente para o Setor (especificidades da produção de felpo numa empresa vertical: fiação, tecelagem, tinturaria de fio e tecidos, acabamentos e confeção), para instalação no equipamento informático adquirido entretanto para o efeito.

O plano de investimentos deste projeto está intimamente ligado com aquilo que tem sido a evolução da empresa nos últimos anos e a expectativa de crescimento no mercado fruto do contacto com os clientes e, com os objetivos estratégicos traçados:

 

OE1 – Associar um perfil de inovação à empresa quer a nível interno como externo:

-Implementar ferramenta de gestão e planeamento de vendas (CRM);

-Implementar ferramenta de Business Intelligence para gestão e controlo;

-Disponibilizar ferramentas web (aos clientes e vendedores) para consulta/apresentação dos seus produtos.

 

OE2 – Implementar novos processos organizacionais com vista a garantir melhores índices de produtividade e competitividade:

-Implementar um sistema de informação ERP integrado e web based;

-Implementar uma rede informática interna, estruturada e assente em tecnologia wifi;

-Atingir o VN de cerca de 19M€ em 2020.

 

OE3 – Apostar na promoção digital dos seus produtos:

-Lançar uma newsletter semestral para apresentação das suas coleções;

-Investir em tecnologias web based com vista ao marketing e promoção;

-Atingir um VN Internacional direto de 84% em 2020.

 

Com o investimento nestas novas e inovadoras tecnologias, ao nível da tomada de decisões do dia-a-dia, a DS graças à implementação de uma ferramenta de suporte à decisão através da integração estreita desta com os diferentes módulos do ERP, suportada pela ferramenta de Business Intelligence (BI) capaz de disponibilizar indicadores e de scorecards onde estejam visíveis quais os níveis de resultados alcançados por parte da organização, tornou possível possuir informação para que as decisões a tomar estejam sustentadas e, consequentemente, se obtenham melhores resultados e com um menor nível de risco.

As alterações do sistema de gestão da empresa, anteriormente suportado por ferramentas com diferentes tecnologias (desde folhas Excel, Word e pequenos módulos adquiridos ou desenvolvidos e direcionados para partes específicas da produção), permitiu integrar e organizar toda a informação produtiva , possibilitando uma comunicação mais fácil entre as equipas da empresa. Módulos de Planeamento, PDM (product development management), MCM (machine capacity management), Gestão e Planeamento de Corte, Gestão da Produção, Compras, Inventário e Custeio já foram implementados e a ser utilizados por toda a organização.

Ao nível de investimentos nos domínios imateriais de competitividades mas ainda completamente integrado no novo ERP, a DS implementou um módulo de Vendas e CRM que permite que os seus comerciais possam gerir as relações da empresa com os seus clientes a nível individual (desde encomendas, faturação, pistas para negócios potenciais, etc.) e, deste modo, acompanhar o seu ciclo de vida.

Para além das funcionalidades de uma ferramenta de gestão de clientes, com vista à apresentação de produtos/coleções específicas a um conjunto de clientes (ou cliente em particular), foi desenvolvido um template de newsletter e a criação de uma área reservada no site da empresa (www.domingossousa.pt), que possibilita o acesso a conteúdos exclusivos e personalizados.

 Os investimentos anteriormente identificados estão em linha com os objetivos estratégicos previamente definidos (OE1, OE2 e OE3), e concorrem de forma direta para a prossecução da aposta nos mercados internacionais.

 

 

CINCO DÉCADAS DE EXPERIÊNCIA NA INDÚSTRIA TÊXTIL